top of page
Buscar

Pragas: como evitá-las em seu Restaurante?


Muitas pessoas acreditam que seja comum a presença de pragas em serviços de alimentação porque, afinal, alimentos atraem insetos e roedores… mas será que devemos concordar com isso?

Em locais onde se manipulam alimentos, como restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros, vários cuidados devem ser tomados para que as pragas nãos sejam atraídas, se instalem e se proliferem causando contaminações dos alimentos, prejuízos e transtornos junto aos clientes.


CUIDADOS DIÁRIOS PARA EVITAR PRAGAS

Para que as pragas se instalem em um local é preciso que haja alimento disponível, facilidade de acesso a esse alimento e abrigo, para se proteger e procriar.

Nos serviços de alimentação podemos encontrar tudo isso, por isso todo o cuidado é pouco para que a presença das pragas sejam evitadas.

Segundo a RDC 216 o Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas é um sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

Temos dois tipos de controles que devemos adotar nos serviços de alimentação para evitar as pragas.

Um deles é o Controle Preventivo, que está ligado as rotinas diárias do estabelecimento, como:


1. Higienização do local

Se a área de manipulação dos alimentos, o salão e o estoque estiverem bem higienizados, conseguimos evitar que as pragas apareçam em busca de migalhas e restos de alimentos que caem no chão durante as operações diárias.

Bancadas, equipamentos e utensílios também devem estar devidamente higienizados, de preferência imediatamente após o uso, para que não haja nenhum tipo de resíduo de alimentos que possam atrair pragas.

As lixeiras precisam ser higienizadas diariamente, principalmente no fim do turno, para que no local não fique lixo, resíduos e nem lixeiras sujas que além de trazer mau cheiro ao local, ainda atrai pragas em um horário em que o estabelecimento está fechado e as mesmas podem circular livremente e se instalar.


2. Organização do local:

Um ambiente desorganizado facilita o abrigo das pragas.

Se o estabelecimento está sujo, com restos de alimentos e ainda está desorganizado, se torna o ambiente perfeito para as pragas se alimentarem e se abrigarem.

Além disso, um ambiente organizado é mais fácil de higienizar.


3. Barreiras físicas:

Uma outra forma de evitar a entrada de pragas no estabelecimento é o uso de barreiras físicas que impeçam seu acesso, como telas nas janelas, ralos com fechamento, barreiras nas portas, cortinas de ar, entre outras.

Se unirmos a higienização correta do local, com um ambiente organizado e as barreiras físicas, conseguimos impedir que as pragas se tornem um problema nos serviços de alimentação.


Mas, o que fazer quando o local já está infestado de pragas?


Neste caso é preciso contratar o Controle Corretivo, mais conhecido como o controle químico que deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfestantes regularizados pelo Ministério da Saúde.


Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e pós-tratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios.


Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes.


Além da adoção do controle preventivo e corretivo, o estabelecimento deve ainda implementar o POP (Procedimento Operacional Padronizado) que deve conter as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas. No caso da adoção de controle químico, o estabelecimento deve apresentar comprovante de execução de serviço fornecido pela empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária específica.


Tem dúvidas de como fazer controle de pragas na sua unidade? Entre em contato através do WhatsApp (11)982190289 ou envie um email para rhubitecnutri@hotmail.com


12 visualizações0 comentário
bottom of page